30.06.2015

A Fundação Dorina Nowill, em parceria com o IHF, lança o Dicionário Houaiss com a nova ortografia para deficientes visuais.

O Instituto Helena Florisbal, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, produziu cinco mil dicionários Houaiss com a nova ortografia em formato DAISY (Digital Accessible Information System, em tradução livre Sistema de Informação Digital Acessível), que possibilita à pessoa cega e com baixa visão o acesso a livros, informação e cultura.

Em sua forma mais completa, um livro DAISY é composto pelo texto sincronizado com o áudio, porém o diferencial é a navegabilidade que permite ao leitor diversos recursos como: fazer anotações, marcar o texto, mudar de página, ampliar caracteres, definir tipos de contraste, pesquisar e ir de um assunto a outro com muita facilidade.

Dois mil exemplares serão destinados gratuitamente a pessoas físicas e três mil para instituições que prestam serviço a deficientes visuais como bibliotecas, escolas e organizações sem fins lucrativos.

O objetivo desse projeto é integrar as pessoas cegas e com baixa visão na sociedade, no mercado de trabalho, na família e na escola; estimular o conhecimento e minimizar os preconceitos; fortalecer a inclusão social e o acesso às mesmas oportunidades de uma pessoa que enxerga. Quem tiver interesse em receber um exemplar do dicionário deve solicitar à biblioteca da Fundação Dorina Nowill pelo email: http://biblioteca@fundacaodorina.org.br/