O IHF é a concretização do sonho de Helena Florisbal, que foi uma pessoa extremamente generosa e sensível aos problemas sociais, especialmente quando se tratava de crianças carentes ou com alguma doença ou deficiência. Seu desejo era ajudar quantas fosse possível, objetivo que o IHF e sua equipe perseguirá com todo o carinho e dedicação.

A nossa missão é promover a assistência social gratuita, proporcionar melhor qualidade de vida, contribuir para a reabilitação e capacitação das crianças carentes, em especial as portadoras de deficiências físicas e mentais, câncer e outras enfermidades, além do amparo a idosos acolhidos em Entidades Sociais credenciadas pelo Instituto.

Na prática, o trabalho do IHF está dividido em 5 frentes prioritárias:

1. Colaborar com entidades de assistência social credenciadas, como creches, orfanatos, casas de apoio especializadas em deficiências físicas, mentais e no tratamento do câncer e outras enfermidades, bem como amparar asilos de idosos carentes.

2. Apoiar, de forma complementar, as entidades credenciadas pelo Instituto, nas áreas de saúde e inclusão social, proporcionando o melhor acolhimento possível aos internos.

3. Estimular a integração de crianças e adolescentes com deficiência física e mental, por meio de atividades educacionais, culturais e sociais.

4. Oferecer aos acompanhantes ou familiares dos enfermos atividades de prevenção, de orientação e apoio psicológico, quando necessário.

5. Contribuir para a qualidade de vida das crianças com câncer ou moléstia grave residentes em outros Estados, assim como de seus acompanhantes, colaborando na manutenção e ampliação das “Casas de Apoio” da cidade de São Paulo.