03.12.2016

IHF promove primeiro seminário interno com o tema Engajamento

Aconteceu no sábado, dia 3 de dezembro, no Hotel Hilton, em São Paulo, o primeiro seminário do IHF, com a presença da equipe, de voluntários e de membros da diretoria. Com o tema “engajamento”, o seminário teve por objetivo integrar todos os envolvidos nas ações diárias da entidade, além de facilitar a troca de experiências e de conhecimentos sobre o terceiro setor.

O diretor de planejamento, José Francisco Queiroz, discursou sobre a missão do IHF, detalhando o que foi realizado nos últimos três anos e os planos da entidade. Logo após a exposição, falou o advogado e professor da Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor, dr. Josenir Teixeira, que fez uma apresentação sobre o setor, abordando os diferentes tipos de organização e as certificações que as organizações da sociedade civil têm.

Na segunda etapa do encontro, recebemos o diretor de voluntariado Valdir Cimino, também presidente da Associação Viva e Deixe Viver, que falou sobre o papel dos voluntários e a importância deles para a realização dos projetos do IHF. Já a coordenadora do corpo de voluntários do IHF,  Nadia
 Tadema, tratou do tema “Pequenas entidades, grandes desafios”, discorrendo sobre os tipos de entidade a que atendemos, sobre como é feita a gestão delas e sobre como podemos ajudá-las a se tornar autossustentáveis. Na sequência, foi a vez do diretor de atendimento a entidades pequenas, Paulo Chueiri, que salientou a importância do controle sobre as doações destinadas às entidades e comentou como as planilhas criadas por elas podem ser usadas para melhorar a gestão.

No encerramento, algumas voluntárias foram convidadas a falar sobre os projetos que desenvolveram em 2016 e sobre suas experiências.